27-08-2010 16:10

Acosbe é beneficiada pelo Programa Energia do Bem

 Já estão instalados na comunidade terapêutica da Acosbe os chuveiros eficientes, geladeiras e lâmpadas fluorescentes compactas. Esses equipamentos de baixo consumo de energia vieram do Programa Energia do Bem, uma parceria do Governo de Minas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) para beneficiar as entidades de assistência social de todo Estado.

No início do mês de junho, a Assistente Social da Acosbe, Tânia Regina, o pastor presidente da IBT, Dalci Hermenegildo e o pastor Roberto, participaram de uma reunião do Energia do Bem em Betim no Salão do Encontro. No evento, algumas autoridades políticas e o coordenador do Programa de Eficiência Energética Metropolitana, José Paulo, coordenador regional do Energia do Bem, Alex, estiveram presentes.

Os equipamentos foram doados e instalados gratuitamente, sem qualquer tipo de ônus financeiro para a Acosbe. Os chuveiros eficientes aproveitam o calor da água do banho para aquecer a água da caixa, utilizando uma plataforma instalada no piso do banheiro. Esse sistema de reutilização de calor permite economizar até 50% de energia na hora do banho. Já as geladeiras do Programa, além de reduzirem o consumo de energia, contribuem com o meio ambiente. Seus motores terão hidrocarboneto (HC) como refrigerante, em vez do CFC (clorofluorcarboneto) usado nos aparelhos mais antigos.Um motor de uma geladeira convencional utiliza o gás CFC para funcionar o qual contribui para a destruição da camada de ozônio, ajudando assim no aquecimento global.

Para a Acosbe ser beneficiada pelo programa, ela manifestou interesse preenchendo um Termo de Adesão disponibilizado no site do Servas. Depois, apresentou sua documentação ao Servas, a documentação estava toda em dia e ela foi aprovada. O coordenador Regional do Energia do Bem destacou que 39 entidades já foram beneficiadas nesta primeira etapa e já somam mais de 220 entidades inscritas.

Edição Agosto 2010

—————

Voltar